PALESTRAS e CURSOS na DEFESA CIVIL X RENER-RJ

Estive presente como Coordenador da RENER no estado do Rio de Janeiro, realizando palestras e criando alguns cursos para civis e militares na DGEDEC em Teresópolis e na DEFESA CIVIL da Cidade do Rio de Janeiro e no Processo APELL. É um trabalho gratificante quando vemos o poder público tomando ciência dos trabalhos de alguns voluntários, que através dos seus rádio-comunicadores levam informações e salvam vidas!  Nós chamamos de: COMUNICAÇÕES DE EMERGÊNCIA (Amateur Radio Emergency Service).


A Rede Nacional de Emergência de Radioamadores – RENER, foi criada pela Portaria Ministerial MI-302, de 24 de outubro de 2001, publicada no Diário Oficial da União n º 201, Seção I, de 26 de outubro de 2001, com o objetivo de suprir os meios de comunicações usuais, quando os mesmos não puderem ser acionados, em razão de desastre, situação de emergência ou estado de calamidade pública.


O Radioamador, ao longo dos tempos e no mundo todo, tem demonstrado a importância das comunicações, quando chamado para ajudar em situações nas quais o seu serviço humanitário e voluntário seja colocado à disposição das autoridades e em benefício da população.


Países como Estados Unidos da América, Japão, México, Espanha, Colômbia, Argentina, para citar alguns, possuem Redes de Emergência de Radioamadores, integrada com as autoridades competentes, sempre disponíveis e operantes, nas situações de terremotos, inundações, desabamentos, deslizamentos, incêndios florestais, epidemias, furacões, secas, busca e salvamento de aeronaves e embarcações e outras.

%d blogueiros gostam disto: