WCTI-12 CONFERÊNCIA MUNDIAL DE TELECOMUNICAÇÕES

No dia 03/dez/2012 marca o início da Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCTI-12) da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que durante duas semanas de discussões em Dubai, nos Emirados Árabes, revisará pela primeira vez desde que foram criados em 1988 os Regulamentos de Telecomunicações Internacionais (ITRs, na sigla em inglês).

O discurso de abertura do WCTI-12 feito pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, destacou a importância das tecnologias de informação e comunicação (TICs) na transformação e evolução de países desenvolvidos e em desenvolvimento e lembrou a força das TICs durante os protestos no Oriente médio, que ficaram conhecidos como a Primavera Árabe.

Ban Ki-moon afirmou que o principal objetivo das discussões dos próximos dias é garantir o acesso universal aos benefícios das TICs, incluindo os dois terços da população mundial que ainda estão fora da Internet. Ele enfatizou que “o gerenciamento das TICs deve ser transparente, democrático e inclusivo a todos os setores” e que as Nações Unidas “defendem a meta de uma Internet aberta”, citando ainda que a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a liberdade de expressão por meio de todas as mídias e fronteiras.

Consenso

Já a palavra de ordem do discurso do secretário geral da UIT, Hamadoun I. Touré, foi “consenso”, o que ele classificou como única chave para garantir o sucesso da WCTI-12. Mas foi enfático ao expor os objetivos da conferência. O primeiro item citado da pauta de tópicos a serem discutidos durante a WCTI-12 foram os investimentos na banda larga – “como garantir que haja infraestrutura suficiente para suportar o massivo crescimento da demanda por banda”. Na sequência vieram os tópicos eficiência energética, acessibilidade, segurança, spam, uso de numeração, roaming, redução de impostos, transparência nos preços, adoção de competitividade e liberalização de mercados de telecom e, por último, liberdade de expressão.

Pela primeira vez, o Regulamento de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações (UIT) é livre de ser descarregado gratuitamente do seu site oficial, em vários idiomas, em que se incluiu o inglês, francês, espanhol. russo, árabe e mandarim, O texto atual, que acaba de ser lançado, contém os mais recentes desenvolvimentos que nos afetam, como a atribuição internacional do novo segmento de 472-479 kHz para o serviço de radioamador.

Pode ser descarregado, na sessão de busca em: espanhol, inglês, francês, espanhol, russo, árabe e mandarim desde.

veja:

http://www.itu.int/pub/R-REG-RR-2012/es

fontes:

URE: Unión de Radioaficionados Españoles
ITU: http://www.itu.int/en/wcit-12/Pages/default.aspx

%d blogueiros gostam disto: