PT0S – Arquipélago de São Pedro e São Paulo – IOTA: SA-014

 

Está sendo realizado do dia 10 á 22 de Novembro de 2012 a expedição aos rochedos de São Pedro e São Paulo. IOTA: SA-014. Com apoios da Marinha de Guerra Brasileira e do Ministério do Meio Ambiente.

Será trabalhado as bandas de 50mhz á 160 metros, nas modalidades: CW, SSB e digitais. Portanto fiquem ligados! Ouvidos no rádio e bons QSOs!

O Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) é formado por um conjunto de ilhas rochosas localizadas a cerca de 1.000 Km do litoral do Rio Grande do Norte, cuja área total emersa é de aproximadamente 17.000 m2 . As baixas altitudes e pequenas dimensões tornaram o local um ponto crítico para a navegação, pois as ilhas são de difícil detecção a olho nu, principalmente em condições adversas de luz e de tempo, o que veio a provocar alguns naufrágios ao longo da história. O primeiro e mais famoso deles foi o que deu origem ao descobrimento do Arquipélago, ocorrido com a nau portuguesa São Pedro, em 1511, comandada pelo Capitão Manuel de Castro Alcoforado, que se desgarrou da armada que partiu de Portugal em 20 de abril de 1511, a qual se dirigia às Índias, e veio a se chocar com os rochedos.

O socorro à referida nau  teria sido realizado por outra da mesma frota, chamada “São Paulo”. Daí a origem do nome “São Pedro e São Paulo”. O primeiro registro daquela remota região em mapa data de 1529 e sua posse pelo Brasil jamais foi contestada.

       A primeira Estação Científica construída no ASPSP foi inaugurada em 25 de junho de 1998, apartir do que o local permanece permanentemente habitado.

OUTROS LINKS:

http://www.mar.mil.br/menu_h/noticias/cisne_branco/cisne_branco_emCaboVerde.htm
http://ultimafronteira.ovale.com.br/?p=153
http://estacaops7fponline.blogspot.com.br/2012/03/arquipelago-sao-pedrosao-paulo.html
http://www.ciadomergulho.com/arquipelago.html
ARQUIVO PDF:
http://www.mar.mil.br/secirm/publicacao/arquipe.pdf
http://www.mar.mil.br/secirm/publicacao/atobaldo.pdf
http://www.mar.mil.br/secirm/document/doc_psrm/doc_parq/norma_me.pdf

%d blogueiros gostam disto: