choque balun

A finalidade de um balun é permitir uma transmissão equilibrada.  Sua função é a de ajudar a eliminar correntes de RF de fluir do lado externo do cabo coaxial. Na transmissão, isso é feito através da apresentação de uma alta impedância (resistência), de correntes de RF que fluem fora do cabo coaxial. Isto força correntes em cada lado de uns elementos orientados para ser igual. Isto é especialmente importante nas antenas, porque impede a distorção do padrão do feixe causada por correntes desiguais do condutor. Não só a perda de alguns watts pode ser bastante significativo, mas a característica de radiação da antena também será seriamente comprometida. Em termos leigos, não será o que você esteja esperando do padrão de sua antena. Como a linha de alimentação torna-se parte da antena, as correntes podem fluir a partir da linha em corrente elétrica e em cabos de TV, mastros de metal e braços de Yagi, causando uma variedade de problemas de EMI, que pode ser muito difícil de detectar. Sempre, esses problemas são simplesmente devido ao desequilíbrio. Se um sistema de antena é alimentada no centro com uma linha paralela condutor saldo será mantido, USANDO UM BALUN, com correntes em fase igual e oposta cancelando-se mutuamente. 

No dipolo simples, o balun (choke), assegura que a antena, e não a linha de alimentação, (cabo coaxial) irradie! No meu projeto usei 6 voltas do cabo coaxial, com diâmetro de 15 centímetros. Não perca tempo, monte o teu e BOA SORTE.