RADIOAMADORES FAZEM A DIFERENÇA

Um pescador de Santa Catarina, que estava em perigo em alto mar, foi salvo através da ajuda de um radioamador de Curitiba – PU5MDG Darci Gonçalves, na tarde de quinta-feira (29/09/2012). O pescador e um amigo saíram de Joinville para o litoral catarinense e iriam praticar pesca submarina. O pescador acionou o rádio porque o colega de pesca mergulhou e não voltou mais. Ele ficou desesperado porque o barco não era dele e ele não sabia pilotá-lo. Após pedir ajuda para o curitibano, o pescador conseguiu ser resgatado. O radioamador José Luiz Kotch – PU5TOK gravou a conversa e enviou para a RPCTV, veja a reportagem exibida no Paraná TV 2ª edição.

“O barco não é meu e eu não sei o que fazer. Meu amigo está morto. Eu não sei ligar o barco, eu não sei fazer nada (…), eu não sei o que fazer. Por favor me ajuda, Jesus me ajuda, o meu amigo está ali boiando”, dizia o pescador.

Darci Ribeiro, PU5MDG – estava estacionado em uma rua do bairro Rebouças, em Curitiba, quando ouviu o apelo do pescador no aparelho. “Achei que era uma brincadeira porque temos alguns colegas que brincam. Mas como percebi o desespero dele e a insistência foi grande, eu vi que eu deveria ajudá-lo”, explica Ribeiro.

Darci chamou o Corpo de Bombeiros, que acionou a equipe de resgate de Santa Catarina. Pouco tempo depois o pescador conseguiu ser resgatado. O corpo do amigo foi encontrado na sexta-feira (30/09/2011).

“A angústia dele virou minha. Quando eu senti que ele foi resgatado eu fiquei muito contente”, contou Darci.

%d blogueiros gostam disto: