ISS em modo APRS/PACKET

A Estação Espacial Internacional pode servir como DIGIPEATER de pacotes AX.25, razão pela qual muitos dos aficionados do APRS a usam para repetir os seus pacotes de informação de posicionamento. Para além de servir como Digipeater, a ISS possui uma PMS (Personal Message System) capaz de armazenar mensagens que poderão ser lidas pela sua tripulação. Se quiser utilizar a PMS com sucesso, aconselhamos a leitura do documento em português que ensina como operar Packet através da ISS.   Para poder utilizar a ISS em Packet, configure o seu equipamento com as seguintes frequências:

Downlink
Uplink
145.825
145.825

Para usar a ISS como DIGI terá que configurar o comando UNPROTO do seu TNC para: CQ VIA RS0ISS. Posteriormente passe para modo de CONVERSAÇÃO (CONV mode) e tudo o que digitar será repetido pela ISS. Se eu digitar na linha de comandos a seguinte informação e fizer <ENTER>, estarei a enviar uma frase no formato reconhecido pelo protocolo APRS e que identifica a minha posição geográfica –  poderá substituir os valores da Latitude e Longitude de acordo com a sua posição.

Se estiver a usar o software UI-VIEW pode configurar a sua linha de UNPROTO ADDRESS em Station Setup para: APRS,RS0ISS Mais de 1500 estações que usaram a ISS como DIGIPEATER foram capturadas pelo servidor de APRS de Steve Dimse localizado em FINDU.COM.

O APRS  Automatic Position Reporting System ou Sistema Automático de Reportagem de Posição, é o resultado de anos de estudo sobre o rádio pacote. Uma nova versão de packet, o APRS se baseia na retransmissão de pacotes desconectados (UI packet) e usa as coordenadas geográficas para se propagar pela rede. A passagem deste pacote é registrada por 30 segundos, evitando que ele retransmita mais de uma vez um mesmo pacote.  Secundariamente, APRS é reconhecido como um dos melhores e mais eficazes meios de comunicação em tempo real, como em caso de emergências ou em eventos públicos. Amplamente difundido nos Estados Unidos, Canada e Europa o APRS já possui estação inclusive na ISS International Space Station.

%d blogueiros gostam disto: