SSTV – slow scan television

Transmitindo em SSTV [slow-scan television] com o software MMSTV na frequência de 28.680 Mhz USB

Este sistema permite transmissões internacionais e intercontinentais de imagens, pois utiliza as mesmas faixas de fonia e o mesmo espectro de 3KHz utilizado para transmissão de voz.

No inicio das atividades de SSTV, para conservar grande parte da imagem luminosa durante a transmissão dos 8 segundos do quadro até o início do novo quadro, utilizavam-se tubos de radar de larga persistência, com fósforo verde.

Hoje em dia, com as facilidades da memória digital, as imagens recebidas por SSTV podem ser expostas na ecrã de qualquer receptor de televisão, sem diferença de intensidade entre as linhas subsequêntes e por tempo ilimitado.

A partir destas experiências, houve uma rápida evolução, passando das imagens a preto e branco para as imagens coloridas, surgindo daí o interesse de algumas firmas comerciais que passaram a industrializar equipamentos para radioamadores. Eram equipamentos caros e complexos, o que dificultava a construção caseira por parte dos radioamadores.

Hoje é possível montar uma estação de SSTV com apenas um PC um software e um transceptor. As frequências de radioamadorismo onde encontramos o maior número de estações transmitindo em SSTV, é na faixa de 20 metros. As frequências usadas internacionalmente são:

3.845 MHZ USB

7.171 MHZ USB

14.230 MHZ USB

14.233 MHZ USB

18.160 MHZ USB

21.340 MHZ USB

24.975 MHZ USB

28.680 MHZ USB

28.700 MHZ USB

433.400 MHZ FM

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: