DX Code Of Conduct – Código de Conduta DX

I will listen, and listen, and then listen again before calling. – Vou escutar, escutar e escutar mais um pouco.

I will only call if I can copy the DX station properly.
Vou chamar apenas se escutar a estação DX corretamente.

I will not trust the DX cluster and will be sure of the DX station’s call sign before calling.
Não vou confiar cegamente no cluster e só vou chamar quando tiver certeza do indicativo da estação DX.

I will not interfere with the DX station nor anyone calling and will never tune up on the DX frequency or in the QSX slot.
Não vou interferir a estação DX nem outra estação tentando contato e jamais vou sintonizar na frequencia do DX ou na janela de QSX.

I will wait for the DX station to end a contact before I call.
Vou esperar que a estação DX termine um contato antes de chama-lo.

I will always send my full call sign.
Sempre vou transmitir meu indicativo completo.

I will call and then listen for a reasonable interval. I will not call continuously.
Vou sempre chamar e escutar durante intervalos razoáveis, não vou chamar continuamente.

I will not transmit when the DX operator calls another call sign, not mine.
Não vou transmitir quando a estação DX chamar um indicativo que não seja o meu.

I will not transmit when the DX operator queries a call sign not like mine.
Não vou transmitir quando a estação DX chamar um indicativo que não se pareça com o meu.

I will not transmit when the DX station requests geographic areas other than mine.
Não vou transmitir quando a estação DX chamar uma área ou país que não seja o meu.

When the DX operator calls me, I will not repeat my call sign unless I think he has copied it incorrectly.
Quando a estação DX voltar ao meu chamado, eu não vou repetir meu indicativo a não ser que meu indicativo possa ter sido copiado incorretamente.

I will be thankful if and when I do make a contact.
Serei grato se e quando fizer um contato.

I will respect my fellow hams and conduct myself so as to earn their respect.
Respeitarei meus colegas radioamadores e minha conduta merecerá o respeito deles.

LINKS:

http://dx-code.org/brazil.html
http://www.on4ww.be/OperatingPracticePortuguese-BR.html
http://www.ham-operating-ethics.org/files/38-Eth-operating_Port-V3.pdf

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

