JOTA e Rádio Escotismo


Rádio Escotismo é uma combinação do rádioamadorismo com o programa de escoterismo. Escoteiros que visam a comunicação de rádio e estudos de eletrônicos, entre outras coisas e podem ganhar uma série de emblemas e conhecimento. O destaque do ano de Rádio Escotismo é Jamboree no Ar, ou JOTA em que os escoteiros e guias de todo omundo falam entre si por meio de contatos via rádio. Iniciado em 1957, envolve atualmente cerca de 600.000 escoteiros, com a ajuda de mais de 23 mil radioamadores em mais de 100 países!
O JOTA realiza-se no terceiro fim de semana de outubro de cada ano, oficialmente entre as 00h sábado e as 24h de domingo horário UTC.

O JOTA é organizado pelos clubes, com suporte de radioamadores. O objetivo é trazer escoteiros de todo o mundo, aproximar e introduzir a capacidade de comunicar. Todas as bandas radioamadores são usados. A maioria das estações participam dos eventos especiais ou um convite de clubes, permitindo que os jovens escoteiros passem mensagens de cumprimentos pelo ar.

O interesse pelas JOTA e Jamboree Mundial espalhou-se muitos campos do Escoterismo mundial. Os acampamentos, possuem instalações de rádio amador. Vários países têm sede permanente de estações escoteiras.

O fundador do Movimento Escoteiro, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, nasceu em 22 de fevereiro de 1857 em Londres. Ao sair do colégio, iniciou sua carreira militar, como oficial de carreria teve a oportunidade de viajar pelo mundo; conhecendo também tribos guerreiras na África, índios americanos e canadenses e vaqueiros americanos. Sua carreira foi brilhante, principalmente ao comandar a guarnição de Mafeking em 1889.

Neste momento, treinou jovens cidadãos para desempenhar tarefas de apoio como comunicação, cozinha e primeiros socorros durante a guerra. Baden-Powell se impressionou com a capacidade dos jovens, assim como seu caráter, dedicação e responsabilidade, virtudes que ajudaram a vencer a guerra. Depois de ver alguns meninos lendo um dos seus livros dedicados aos exploradores do exército, ele se entusiasmou e em 1907 decidiu fazer um acampamento com 20 rapazes de 12 a 16 anos na Ilha de Brownsea. Teve como objetivo ensinar coisas importantes para um menino como técnicas de observação, segurança e primeiros socorros. Escreveu o livro Escotismo para rapazes, e após a publicação, ele criou o Movimento Escoteiro, que se espalhou por todo o mundo em pouco tempo.

Chegou ao Brasil em 1910, no Rio de Janeiro, com o nome de Centro de Boy Scouts do Brasil. Já em 1920, ocorreu o primeiro grande acampamento, chamado de Jamboree, no qual 20.000 jovens de diversos países. Sua vida que fora marcada por glórias e conquistas, falecendo em 8 de Janeiro de 1941 na cidade de Nairobi, Quênia, na África.

Aqui alguns link sobre o assunto:

http://www.scout.org/
http://www.jotabrasil.qsl.br/
http://www.radioescotismo.com.br/

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: