PARASET – valvulado e portátil

”PARASET” eram transceptores QRP’s, valvulados e portáteis que transmitiam em CW ( A1A ). Estes equipamentos eram fornecido para os grupos de resistência na França, Bélgica e Holanda durante a Segunda Guerra Mundial. Estes ‘transceptores’ foram um dos primeiros rádios transmissores miniaturizados. Construído para o Special Operations Executive na Grã-Bretanha, que realizou espionagem e outras atividades,atrás das linhas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial.
O receptor PARASET abrangia as frequências de 3 a 7,6 Mhz enquanto o transmissor cobria mais do que o receptor em duas bandas, tudo era selecionado por um interruptor! A potência de saída era da ordem de 4 a 5 watts
De acordo com Paraset Reino Unido’s Club, o conjunto era utilizado para a comunicação de rádio clandestina, principalmente na Europa, desenvolvido nas oficinas da Royal Signals Especiais da Unidade de Comunicações emLittle Horwood e as oficinas de Whaddon HallBuckinghamshire nos estágios iniciais da Segunda Guerra Mundial.
O equipamento é conhecido como o “Paraset” porque ela foi lançada de pára-quedas oucom, ou para os agentes que operam no domínio. Vários operadores de estações rádioamadora, construiram e preservam estes equipamentos cheios de história.

Aqui vai, alguns sites de radioamadores que tem réplicas do Paraset:

http://www.qsl.net/py4zbz/paraset.htm – PY4ZBZ
http://members.shaw.ca/ve7sl/paraset.html –  VE7SL
http://www.kf9cm.com/paraset.htm –  KF9CM
http://www.sm7ucz.se/Paraset/Paraset_e.htm – SM7UCZ

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: